Edição Digital

Artigos

P U B L I C I D A D E
quinta | 25/07/2013

Entretenimento

Textos: Redação / reportagem@atribunanet.com Fotos: Leonardo Zanin

Programação da 6ª edição da Heimatfest é apresentada Ampliar Imagem

A programação da 6ª edição da Heimatfest, a maior festa alemã do Sul de Santa Catarina, foi apresentada oficialmente nesta quinta-feira. O evento que resgata a tradição e cultura germânica do município de Forquilhinha acontece entre os dias 4 e 13 de outubro e está recheado de atrações. O lançamento foi realizado no Colégio Sagrada Família, durante um almoço onde estiveram reunidas as autoridades municipais e a imprensa da região, que puderam ver uma prévia do que será a Heimatfest, com as apresentações do Grupo de Dança Folclórica Alemã Kindertanz e da Banda Heimat, além da presença do “Fritz” e da “Frida”.

A realização da Heimatfest é uma parceria entre a administração municipal e a Associação de Amigos do Centro Cultural Teuto- Brasileiro (ATBrasil). A programação dos 10 dias de festa foi apresentada pelo presidente da ATBrasil, André Zanolli, que detalhou os shows e apresentações artísticas.

Para o prefeito Vanderlei Alexandre, a festa é um resgate da tradição e irá mostrar os costumes da etnia das famílias que contribuíram para a construção de Forquilhinha. “Esse evento é um resgate da cultura e da história do município, é uma volta a essência da mais germânica cidade do Sul do estado”, ressalta o prefeito, completando que o lançamento já é feito muito antes da data do evento para que as pessoas e o comércio se preparem para receber o grande número de pessoas que visita Forquilhinha durante a Heimatfest.

Lucro para toda a região

Para Alexandre, a festa faz com que toda a região seja beneficiada, já que traz visitantes de várias cidades de Santa Catarina e de outros estados. “A Heimatfest vai dar uma movimentada na região. Terá música, dança, feira de artesanato, shows nacionais e muitas outras atrações. Isso atrai muitas pessoas e é um bom destaque para a região, que ganha mais visibilidade”, salienta.

A organização está otimista com a 6ª edição da Heimatfest. De acordo com o prefeito, os detalhes já começaram a ser organizados há muito tempo e a expectativa é a melhor possível. “Temos uma expectativa de que mais de 150 mil pessoas passem por Forquilhinha durante os 10 dias de festa”, espera Alexandre.

Shows nacionais

Toda a programação é voltada para o resgate da cultura alemã, tanto na área gastronômica quanto na área artística. Diversas bandas que tocam canções alemãs se apresentarão ao longo dos 10 dias de festa. Mas as atrações não se resumem ao tradicional. Bandas de rock, pop e de outros estilos musicais também estão incluídas na programação para agradar todos os gostos. Contudo, os shows nacionais já são consagrados durante a Heimatfest.

Nesta edição, o primeiro show nacional será no domingo, dia 6, com o cantor Michel Teló. Na quinta-feira, dia 10, é vez da música gospel com o show de Fernandinho. Na sexta-feira, dia 11, quem sobe ao palco é o cantor Armandinho. No sábado, é vez de Ivonir Machado. A festa encerra no domingo, dia 13, com o show da dupla Munhoz e Mariano.